
Sobre nós
"Uma janela para a riqueza cultural e a vitalidade que pulsa em África."
AFRICAEMPONTO é um portal dinâmico que tem como principal objetivo divulgar uma compreensão abrangente e multifacetada do continente africano contemporâneo sem perder, contudo, o olhar ‘nas linhas do tempo’ dessa vasta área global que contém centenas de ‘territórios’, incluídos em 56 países, que expressam o ‘berço’ de todas as culturas como as conhecemos e das muitas que foram apagadas.
Em AFRICAEMPONTO, buscamos fugir dos estereótipos da mídia global como a pobreza, os conflitos, os safaris, as mulheres subjugadas em trabalhos hercúleos, as doenças, e, até mesmo outros como as imagens geométricas e as cores marcantes dos tecidos que remontam a áreas bem específicas africanas em detrimento de outras. No entanto, nosso empenho constante é o de evitarmos percepções excessivamente otimistas e idealizadas sobre a África. Nossa meta é promover uma compreensão equilibrada e autêntica do continente, que respeite suas realidades multifacetadas e contribua para um diálogo mais justo e informativo sobre suas diversas nações e povos. Isso implica destacarmos tanto os desafios quanto os sucessos, as tradições e as inovações; implica em apresentarmos as experiências cotidianas das pessoas em suas diferentes esferas de vida.
Equipe

Márcia Santos Duarte de Oliveira, idealizadora e diretora de criação de AFRICAEMPONTO, é professora doutora e pesquisadora na área de Linguística da Universidade de São Paulo (USP) e Professora Visitante do Instituto Superior Politécnico do Libolo (ISPTLO/Angola). Seu campo de pesquisas na/sobre a África inclui: (i) mais de seis anos de estudos sobre a língua e cultura ibibio: povo que habita a área “Akwa Ibom State” da Nigéria. (ii) Dez anos de estudos e orientação de pesquisas sobre o português falado no município do Libolo - área de confluência dos povos bantos ambundo e ovimbundo, que falam respectivamente o quimbundo e o umbundu (Província do Cuanza Sul) - e sobre o português falado em Angola de modo geral. (iii) Coordenadora do “Projeto Libolo” (Município do Libolo, Província do Cuanza Sul, Angola) em conjunto com o Professor Doutor Carlos Figueiredo (Universidade de Macau); o “Projeto Libolo” é um projeto multidisciplinar e de extensão universitária. (iv) Pesquisadora e orientadora de pesquisas sobre ‘novas línguas criadas’ (mais conhecidas como ‘línguas crioulas’) em Cabo-Verde e em Guiné Bissau: guineense e caboverdiano, respectivamente.
Márcia Santos Duarte
de Oliveira

Graciette Marina de Matos Mata Antas, mais conhecida como “Tia Ká”, responsável pela produção de conteúdos de AFRICAEMPONTO_Tia_Ká, é angolana e oriunda do Libolo; de herança cultural paterna portuguesa e materna do povo ambundo do Libolo, Tia Ká é formada em Gestão e Hotelaria, em Cuba. É gestora do “Tia Ká” (Restaurante e Hotel) com sede em Calulo e no Sumbe (Província do Cuanza Sul, Angola). Em 2022, recebeu o “Prêmio Nacional Mulher de Mérito” na categoria turismo, ambiente e biodiversidade. É responsável pela coordenação da área de cultura do “Projeto Libolo” e profunda conhecedora de sua cultura ambundo do Libolo bem como de outras culturas angolanas.
Graciette Marina
de Matos Mata Antas
Gastonomia e Hotelaria ‘Tia Ká’

Nelson Garcia
Produtor Musical
Nelson Garcia, um verdadeiro cidadão do mundo, nasceu na Nigéria, cresceu na África do Sul e Angola, passou pela Rússia e está radicado atualmente em Portugal. Sua jornada musical começou cedo, aos 16 anos, e desde então ele vem se destacando na cena. Hoje, Nelson lidera o grupo "Nelson Homeboyz", responsável pela produção do álbum IFARADA, lançado em março de 2021.
O Homeboyz já está na produção musical há alguns anos, conquistando notoriedade com a faixa Matimba, lançada em 2013. Desde então, tem colaborado em uma série de projetos com artistas renomados. Um exemplo recente do impacto de seu trabalho é a faixa Ven Pa Ka, lançada em maio de 2023, que já ultrapassou a marca de 2 milhões de streams online.
Com sua trajetória impressionante e talento reconhecido, Nelson Garcia e o grupo Homeboyz continuam a deixar sua marca na indústria musical global e são parte do time AFRICAEMPONTO”, auxiliando-nos na divulgação da música e cultura africanas em África e na diáspora.
Hoje os vídeos produzidos para o YouTube possuem uma vinheta (Abertura do Vídeo) e encerramento dos vídeos, ambos tiveram contem as músicas do Nelson Garcia que autorizou o uso de sua lindas músicas.
Para conhecer e saber mais sobre esse talentoso artista, clique no link abaixo.
Veja meu catálogo aqui https://linktr.ee/Homebo